Aula de história: Satuba 62 anos de emancipação!



 Escola Municipal Heckel Tavares

Disciplina: História 

 

Orientações:

NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO

2º Leia o texto com atenção e depois responda a atividade;

3º Copie as questões e respostas no caderno;

4º Qualquer dúvida anote em seu caderno e em nossa próxima aula vamos corrigir.

 

SATUBA, 62 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!

 

A emancipação política de uma cidade é o momento em que um município deixa de ser um distrito subordinado a um município de origem e passa a ter autonomia administrativa. Isso foi o que aconteceu com a nossa cidade em 1960, quando Satuba separou-se de Rio Largo para ter independência total.

Antes conhecida como povoado denominado Carrapato, Satuba basicamente era formada por algumas casas de taipa, cujos primeiros moradores foram familiares de Manoel Joaquim de Barros e de sua esposa Úrsula de Melo Barros. Suas terras pertenciam à vila de Santa Luzia do Norte, e depois a Rio Largo, de onde foram desmembradas.


Em 1893 foi construída uma capela, que mais tarde, foi reformada para ser a Matriz de Nossa Senhora da Guia. Dois sítios e dois engenhos garantiam o desenvolvimento do povoado, um dos quais se localizava no terreno onde funciona hoje a Escola Agrotécnica Federal de Satuba (Instituto Federal de Educação Tecnológica de Satuba). A navegação lagunar, com pequenas embarcações, fazia a comunicação com Santa Luzia, Coqueiro Seco e Maceió.

O crescimento populacional em Satuba começou a ganhar força com a chegada da linha férrea, fato que foi reforçado mais adiante com o surto de estradas de rodagem que ligavam a capital ao interior, principalmente no sentido do Agreste e do Sertão, onde proporcionou a implantação da primeira escola pública do povoado, que até 1950 pertencia a Rio Largo.





Após o censo os moradores começaram a lutar pela emancipação. Assim em 1960, a lei nº 2.265 estabeleceu a sua autonomia política e administrativa. A proposta da comunidade foi abraçada e liderada pelos políticos Aristeu Lopes de Oliveira e Walter Figueiredo, este então deputado estadual por Rio Largo.

Carrapato, então, teve alterado seu nome para Satuba, que segundo a professora Carmem Lúcia Dantas, “o povoado passou a ser chamado de Satuba, que se acredita ser uma corruptela de saúva, ou saúba, devido a uma espécie de formiga que muito incomodava os operários que construíam a trilha férrea da Great Western”.

A povoação desenvolveu-se de forma lenta e só recebeu impulso mais forte, com a chegada dos trilhos da estrada de ferro. Por esta ocasião, seu topônimo foi modificado para Satuba, originado, - segundo alguns  da saúva, conhecida formiga que existia na localidade.

HECKEL TAVARES, DE SATUBA PARA O MUNDO

    Heckel Tavares nasceu em Satuba no dia 16 de setembro de 1896  e faleceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1969. Foi um compositor, maestro e arranjador brasileiro. Sua primeira composição de sucesso foi Sussuarana (parceria com Luís Peixoto), lançada em 1927. Fez teatro de revista e procurou criar um tipo especial de peças ligeiras para um público sofisticado, que infelizmente não era numeroso no Rio de Janeiro dos anos vinte. Muitos cantores brasileiros gravaram suas canções: Jorge Fernandes, Patrício Teixeira, Elsie Houston, Inezita Barroso, Maria Bethânia, Nana Caymmi, entre outros. A canção de Heckel Tavares é de um modo geral, direta, singela, romântica, de bom gosto.

Aqui estão listadas algumas obras de Heckel Tavares e seus parceiros:

o        Azulão (c/Luís Peixoto), canção, 1929;

o        Bahia (c/Álvaro Moreira), s.d.;

o        Banzo (c/Murilo Araújo), canção, 1933;

o        Biá-tá-tá (c/Jaime d'Altavitta), coco, 1934;

 

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

ORIENTAÇÕES: COPIAR AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DE CANETA!

 

1) Com base no texto explique o que é emancipação política.

2) Antes conhecida como carrapato, Satuba era formada basicamente por casas de taipa, os primeiros moradores eram familiares de quem?

3) Qual foi o fator que levou o crescimento populacional de Satuba?

4) Qual os nomes dos políticos que lideraram a luta pela emancipação de Satuba?

5) Satuba ofereceu para o Brasil um grande compositor chamado Heckel Tavares. Pesquise na internet a letra da música Sussuarana feita por ele e escreva em seu caderno.

 

 


Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 (8º ANO): Mercantilismo

6º ANO: IDENTIFICAÇÃO DOS SÉCULOS (HISTÓRIA)