9ºANO: SEGUNDO REINADO

 

ESCOLA MUNICIPAL HECKEL TAVARES

SEGUNDO REINADO (1840-1889)

                O Segundo Reinado começa em 1840 com o golpe da maioridade, Durante o período regencial, o Brasil viveu uma série de guerras civis. Com isso, o Partido Liberal propõe a antecipação da maioridade do herdeiro do trono, Dom Pedro. Parte dos políticos entendia que a falta de um governo central era um perigo para a unidade do país.

            Durante o segundo reinado dois partidos políticos tinham muita influência, o Partido Conservador e o Partido Liberal. Por força da propaganda, a antecipação da maioridade de Dom Pedro II foi ganhando o apoio também dos conservadores e passou a ser vista como uma forma de “salvar a nação”. Em julho de 1840, a campanha foi vitoriosa: com 14 anos, D. Pedro II foi aclamado imperador do Brasil. O episódio ficou conhecido como golpe da maioridade e deu início do Segundo Reinado.

            O partido liberal e o partido conservador tinham interesses semelhantes: ambos desejavam manter a ordem estabelecida, a monarquia e o escravismo. Queriam também garantir seus privilégios e manter a maioria da população excluída da política. Tanto os liberais quanto os conservadores adotavam a fraude e a violência para defender seus interesses. Os partidos políticos revezavam na ocupação de cargos importantes para o reino.

            D. Pedro II diferente do seu pai (Pedro I), agia para equilibrar a disputa política entre liberais e conservadores, evitando na medida do possível conflitos políticos. No segundo reinado a economia e a modernização do Brasil tiveram grandes avanços, além da riqueza vinda do café, dois outros elementos contribuíram para o progresso brasileiro: a tarifa Alves Branco que aumentou os impostos de produtos estrangeiros e a Lei Eusébio de Queirós que proibia a entrada de africanos escravizados no Brasil.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ANO: IDENTIFICAÇÃO DOS SÉCULOS (HISTÓRIA)

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (8º ANO)

8º ANO: Rev. Liberal do Porto e Independência (10.09.21)