9º ANO: MATERIAL DE HISTÓRIA PARA 2ª AVALIAÇÃO
Escola
Municipal Heckel Tavares
História
9º ANO – Prof. Márcio
ROTEIRO
DE ESTUDO PARA A 2ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL
ORIENTAÇÕES:
-Leia
o texto atentamente;
-Os
assuntos que serão cobrados em prova são: Período Regencial, Segundo Reinado e Abolicionismo
no Brasil;
-Todo
o material de aula (slides e resumo) de cada conteúdo está no blog da
disciplina;
-Não
precisa copiar o texto.
PERÍODO
REGENCIAL
·
O Período
Regencial foi a época em que o Brasil foi governado por regências, pois o
herdeiro do trono era menor de idade. Foi um período relativamente curto: durou
de 1831 a 1840;
·
O
período regencial de um reino é um período temporário em que o poder de um país
está sendo exercido por outra pessoa no lugar do monarca;
·
Várias
revoltas ocorreram por todo o país durante o período regencial, a maioria
reivindicava melhores condições de vida;
·
Revoltas
regenciais: Balaiada, Revolta dos Malês, Sabinada, Cabanagem e Revolução
Farroupilha.
SEGUNDO
REINADO
·
O
Segundo Reinado começa em 1840, houve uma campanha no país para que D. Pedro II
assumisse o trono mesmo não tendo idade suficiente;
·
Por
força da propaganda, a antecipação da maioridade de Dom Pedro II foi ganhando o
apoio também dos conservadores e passou a ser vista como uma forma de “salvar a
nação”. Em julho de 1840, a campanha foi vitoriosa: com 14 anos, D. Pedro II
foi aclamado imperador do Brasil. O episódio ficou conhecido como golpe da
maioridade e deu início ao Segundo Reinado;
·
Durante
o segundo reinado dois partidos políticos tinham muita influência, o Partido
Conservador e o Partido Liberal;
·
D.
Pedro II diferente do seu pai (Pedro I), agia para equilibrar a disputa
política entre liberais e conservadores, evitando na medida do possível
conflitos políticos;
·
Durante
o Segundo Reinado muitos fatores contribuíram para a modernização do país, foi
uma fase de crescimento econômico, principalmente pelo aumento da produção do
café. Dois fatore contribuíram para o progresso do Império brasileiro: a Tarifa
Alves Branco e a Lei Eusébio de Queirós;
·
Leis
abolicionistas que surgiram no Segundo Reinado: Lei Eusébio de Queirós (proibia
o tráfico negreiro), Lei do Ventre Livre (considerava livre os nascidos após a
publicação da lei), Lei dos Sexagenários (liberta os escravizados com mais de
60 anos) e a Lei Áurea (declarava extinta a escravidão no Brasil).
ABOLICIONISMO
NO BRASIL
·
O
processo que levou a extinção da escravidão no Brasil foi longo e contou com a
ampla participação popular, incluindo a ação dos próprios escravizados, além de
ativistas chamados na época de abolicionistas;
·
A
história conservadora, que valoriza os heróis como únicos responsáveis pelos
grandes feitos da humanidade, enaltece a Princesa Isabel como a redentora dos
negros, a libertadora e ignora todo o processo conjuntural e estrutural que a
levou a assinar em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea;
·
Enquanto
durou a escravidão houve resistência. Resistiram por meio da desobediência,
fuga, formação de quilombos e da busca por liberdade para praticar suas
culturas e religiões;
·
Os
quilombos são símbolo de resistência dos escravizados, foram locais onde muitos
que fugiram das senzalas se refugiavam para salvar suas vidas e manter vivas
suas tradições;
·
As
consequências da escravidão podem ser vistas até os dias de hoje, a Lei Áurea
trouxe a liberdade, mas, não houve mecanismo para inserir os recém-libertos na
sociedade. Eles não tinham acesso à educação, saúde e a trabalho, visto que, os
empregadores preferiam dar trabalho ao imigrante. O racismo que existe no
Brasil é consequência desse processo histórico.
EXERCÍCIO
OBS.:
Copiem as perguntas e respostas no caderno!
1º) Explique o
significado de período regencial.
2º) Quais foram as
revoltas populares que ocorreram durante o período regencial?
3º) O início do Segundo
Reinado se deu a partir de uma campanha para que D. Pedro II assumisse o trono,
como ficou conhecido esse fato?
4º) No Segundo Reinado
havia dois grupos políticos influentes, o Partido Liberal e o Partido
Conservador. Como D. Pedro II agia na política?
5º) Quais fatores
contribuíram para aumentar o progresso do Império Brasileiro?
6º) Cite as leis
abolicionistas que foram criadas durante o Segundo Reinado por pressão da
Inglaterra.
7º) Qual Lei
abolicionista declarava livre os nascidos depois da data de promulgação da lei?
8º) Durante o período de
escravidão houve resistência da população negra, como por exemplo a formação de
quilombos. Explique a definição de quilombo e o que eles representavam.
9º) Discorra a respeito
das consequências do processo de escravidão no Brasil.
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