8º ANO: CONJURAÇÃO MINEIRA (19.06.21)

 

ESCOLA MUNICIPAL HECKEL TAVARES

HISTÓRIA – 8º ANO

 

1º Leia o texto com atenção;

2º Depois da leitura responda atividade em seu caderno;

3º Não precisa copiar o texto.

 

Conjuração Mineira (Inconfidência Mineira)

 

A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real. O movimento, porém, foi descoberto antes do dia marcado para a eclosão por conta de uma delação e seus líderes foram presos e condenados.

As causas da conjuração mineira foram entre elas a insatisfação popular com os altos impostos cobrados pela coroa portuguesa, a elite econômica de Minas Gerais não aceitou os altos impostos, porque, a partir de 1760 a extração do ouro começou a cair e as minas esgotaram.

Os inconfidentes eram, em sua maioria, grandes proprietários, mineradores, padres e letrados. Entre eles estavam Tomás de Antônio Gonzaga (juiz de Vila Rica); Claudio Manuel da Costa (advogado) Oliveira Rolim (padre e chefe político Arraial Tijuco); Joaquim Silvério dos Reis (contratador); Carlos Correia de Toledo (dono de minas e fazendeiro) e Joaquim José da Silva Xavier, chamado de Tiradentes por ser dentista prático.

Os objetivos da inconfidência eram: Separar a região de Minas Gerais, Proclamar a República, sediar a capital em São João del Rei, criar uma universidade em Vila Rica e a criação da casa da moeda. Os planos dos inconfidentes foram frustrados porque três participantes da conspiração procuraram o governador, Visconde de Barbacena, para delatar o movimento.

Após três anos sendo processados, todos os participantes foram perdoados ou condenados ao exílio. Somente Tiradentes foi condenado à morte e executado no dia 21 de abril de 1792, no campo de São Domingos, no Rio de Janeiro. Após o cumprimento da sentença, o corpo foi esquartejado e ficou exposto à execração pública.

 

ATIVIDADE

 

1) Explique o que foi a Conjuração ou Inconfidência Mineira.

 

2) Qual era o objetivo desse movimento?

 

3) Cite algumas causas que favoreceram o surgimento da Conjuração Mineira.

 

4) Por que os planos dos inconfidentes foram frustados?

 

5) Com o fim do movimento a maioria dos líderes foram perdoados ou exilados do país, mas o que aconteceu com Tiradentes?


SLIDE DA AULA SOBRE A CONJURAÇÃO MINEIRA:















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ANO: IDENTIFICAÇÃO DOS SÉCULOS (HISTÓRIA)

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (8º ANO)

8º ANO: Rev. Liberal do Porto e Independência (10.09.21)