AULA 1 (8º ANO): Mercantilismo

 

Escola Municipal Heckel Tavares

8º ANO

Mercantilismo


O mercantilismo pode ser chamado também de pré-capitalismo, foi uma importante medida para o surgimento do capitalismo que conhecemos. Os reis absolutistas procuravam aumentar seu poder e influência aumentando suas riquezas, com isso surgia o Mercantilismo, foi um conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna.

Reflita nesta pergunta:

Você consegue guardar o seu dinheiro e não gastar?

Talvez sua resposta seja não, mas esse era o pensamento dos nobres durante o período absolutista, lembrando que o absolutismo foi um sistema político que defendia que o rei ou monarca deveria ter o poder absoluto. Então, esses reis cada um com suas práticas queriam conservar suas riquezas, essa prática como já mencionamos é chamada de Mercantilismo.

Todas essas práticas de acúmulo de dinheiro (capital) tinham elementos em comum nos diferentes países.

 

Vamos conhecer as principais características do mercantilismo:

·         Metalismo: era o acúmulo de metais preciosos como o ouro e a prata, acreditavam que quanto mais uma nação tivessem esses metais, mais poderosa ela seria;

·         Balança comercial favorável: um país deveria exportar mais seus produtos (vender) e importar menos (comprar);

·         Colonialismo: o objetivo era conseguir colônias, terras além da Europa que pudessem ser exploradas, como a busca pelo ouro e a prata;

·         Protecionismo: cobrar altas taxas de produtos que viessem do estrangeiro, assim eles entrariam no reino muito mais caro do que os produzidos por eles mesmos;

·         Exclusivo colonial: as colônias deviam comerciar exclusivamente com suas metrópoles, como por exemplo, a exploração de Portugal no Brasil.

No feudalismo as relações comerciais eram feitas a partir da troca de matérias e o indicador de riqueza era a posse de terra, já a partir do século XV no mercantilismo o indicador de riqueza passa a ser o dinheiro. O mercantilismo começou a surgir na Baixa Idade Média, época em que teve início o processo de formação das monarquias nacionais.

Porém, foi somente na Idade Moderna (XV a XVIII) que ele se firmou como política econômica nacional e atingiu o seu desenvolvimento. Ao passo que as monarquias europeias foram se firmando como Estados modernos, os reis recebiam o apoio da burguesia comercial, que buscava a expansão do comércio para fora das fronteiras do país.

MATERIAL DE APOIO:















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula de história: Satuba 62 anos de emancipação!

6º ANO: IDENTIFICAÇÃO DOS SÉCULOS (HISTÓRIA)